Um resgate a auto-estima e a inclusão social.
A EJA - Educação de Jovens e Adultos - Ensino Fundamental, resgata os alunos que por uma razão maior abandonaram os seus estudos. Tentamos mostrar-lhes que " TEMPO PERDIDO" não existe. O ponto de partida é dado para todos, mais o ponto de chegada, a reta final depende do bom senso e da perseverança de cada um. Um grande abraço aos meus queridos alunos que continuam comigo e fieis aos seus ideais e ao Polivalente.
Esse programa é uma grande chance para aqueles alunos que por motivo de estrutura social e qualidade de vida das famílias, não tiveram a oportunidade de estudar na sua faixa etária considerável, porém com muito trabalho, conteúdos e força de aprender e ensinar nunca é tarde, pois a cada dia aprendemos com a escola da vida, com o outro, com eles... os alunos da EJA.
Prof. Pablo Henrique Pereira Batista. EJA - Noite
DEPOIMENTO
ALUNA: TOINHA
" Eu toinha nº 5 da EJA IV, reconheço que já perdi muito tempo, por isso eu estou aqui querendo mais conhecimento da vida social. Gostaria de terminar o ensino fundamental e médio para consequir algo melhor, para eu e minha família".
BRASIL ALFABETIZADO
Seis mil pessoas podem ser beneficiadas com o projeto.
De acordo com Fátima Cândido, que é orientadora da Célula de Programas e Projetos Federais, a demanda em Fortaleza de pessoas com mais de 15 anos que poderiam ser beneficiadas com o projeto Brasil Alfabetizado no Ceará soma 6 mil pessoas.“É uma dívida social que temos com essa população”, justifica a professora.
No Ceará, 173 municípios aderiram ao projeto através da Seduc, mas há prefeituras que atuam diretamente junto ao Ministério da Educação. Nesses casos, o Estado só acompanha o processo.Nesses 173 municípios, 84.179 alunos serão atendidos com orçamento de R$ 834.200,00 para a execução dos trabalhos de 2008, que começam em maio e junho. [
Os alunos também serão beneficiados com o Olhar Brasil, projeto federal que concede óculos de grau para quem tem dificuldade de enxergar. As turmas serão atendidas, durante oito meses, nas zonas urbana e rural. Para 2009, está prevista a participação da Pastoral da Terra, com 900 alunos.Apoio técnicoOs trabalhos da Unesco voltados para a educação brasileira têm dois pilares: a qualidade e a igualdade. Segundo dados da entidade, a baixa absorção de conceitos científicos prejudica a inclusão de indivíduos na sociedade.
Com base nisso, a Unesco oferece apoio técnico e conhecimentos para tratar do tema.Nas últimas décadas, o País alcançou progressos significativos que permitiram praticamente atingir a universalização do ensino fundamental obrigatório (93,8% em 2003). Todavia, o Brasil ainda apresenta deficiências no acesso à educação para a primeira infância e ensino médio. No Brasil, 281 pessoas já assinaram o Manifesto da Grande Leitura, que a Unesco encaminhará a autoridades, exigindo que todas as pessoas tenham acesso à educação de qualidade.
Marta Bruno
Repórter - Diário do Nordeste - 25/04/2009.
Edição:
Edivan Moreira - Prof. Especialista em Geografia e Meio Ambiente - URCA
Atualmente. Prof. de História e Geografia do Ensino Médio no Polivalente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário