A Exposição Segunda Guerra Mundial tem como objetivo socializar os conhecimentos da disciplina de história, abordando a temática de uma forma clara, objetiva e prática numa abordagem construtivista do conhecimento.
A Exposição visa mostrar os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, principais causas, documentários, filmes e fotografias em preto e branco, retratando os eventos da guerra, o holocausto como uma das piores formas de desrespeito a vida humana, e a participação do Brasil neste acontecimento que marcou pra sempre a história da humanidade.
PROGRAMAÇÃO
DIA: 09 de novembro de 2009
18h30min. - Recepção aos convidados pelos alunos do 3º ano Ensino Médio.
19h.- Abertura
Palavra dos Professores responsáveis.
Palavra do Núcleo Gestor.
19h 30min.- Palestra com o tema Segunda Guerra Mundial. (Convidado(a)).
20h.- Apresentação de trabalhos pelos alunos em equipes, por turma e turno.
20h50mint.- Exposição no Centro de Multimeios.
21h30min. - Encerramento das atividades.
DE
Exibição de Filme
(Turmas: Manhã/ Tarde e Noite)
Auditório do Polivalente
A QUEDA – Ultimas horas de Hitler
Círculo de Fogo – A Batalha de Starlingrado
Exibição de Documentários
(Turmas: Manhã/ Tarde e Noite)
Auditório do Polivalente
Discovery Channel – Hiroshima e Nagasaki
Exibição de Documentários
(Turmas: Manhã/ Tarde e Noite)
Auditório do Polivalente
A Segunda Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial: uma história
para ser contada e relembrada para sempre.
HISTÓRIA
A Segunda guerra mundial pode ser entendida a partir das relações internacionais, do imperialismo, do crescimento do nacionalismo e do desenvolvimento da indústria bélica; com a crise mundial de 1929,e os regimes totalitários. Na Alemanha, o III Reich passa a desrespeitar o Tratado de Versalhes , reorganizando as Forças Armadas e ao desenvolvimento da produção de armamentos. Iniciava-se então a política de expansão territorial – proclamando a necessidade do espaço vital e que toda a raça germânica era considerada a superior. A expansão alemã iniciou-se em 1938 com o Anschluss, ou seja, a união da Áustria e da Alemanha. Em seguida foi anexada a região dos Sudetos (Tchecoslováquia),pela Conferência de Munique ( Alemanha, Itália, França e Inglaterra). Em
As consequências da guerra - A Segunda Guerra provocou um desenvolvimento da indústria bélica e um grande número de mortes: a União Soviética teve 20 milhões de mortos; 6 milhões de alemães; 1,2 milhões de mortos japoneses; e o extermínio de judeus, nos campos de concentração chegou a cerca de 7 milhões de vítimas. A Conferência do Cairo- Realizada ainda durante a guerra (1943) que discutiram o mapa da Ásia – alterado pelo Japão. Conferência de Teerã- Dezembro de 1943, Selaram a decisão do Dia D , Conferência de Ialta, divisão da Alemanha e dividiram a Coréia em zonas de influência, Conferência de Potsdam, Efetivou a divisão da Alemanha em zonas de influência, a criação de um tribunal para julgar os crimes nazistas (Tribunal de Nuremberg). Outras conseqüências:
A criação da ONU; O Plano Marshall, plano de ajuda econômica dos EUA para recuperar a economia européia. A nação que quisesse receber a ajuda deveria combater- internamente-o avanço das idéias comunistas;A Guerra Fria, um conflito ideológico entre o capitalismo- sob a liderança dos EUA – e o comunismo, liderado pela União Soviética.
Resumo- Prof. Edivan Moreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário