segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

EXPOSIÇÃO SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

APRESENTAÇÃO

A Exposição Segunda Guerra Mundial tem como objetivo socializar os conhecimentos da disciplina de história, abordando a temática de uma forma clara, objetiva e prática numa abordagem construtivista do conhecimento.

Esta iniciativa parte do interesse dos professores e alunos do 3º ano do Ensino Médio da EEFM Polivalente Gov. Adauto Bezerra como forma de manter intercâmbio com as demais turmas.

A Exposição visa mostrar os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, principais causas, documentários, filmes e fotografias em preto e branco, retratando os eventos da guerra, o holocausto como uma das piores formas de desrespeito a vida humana, e a participação do Brasil neste acontecimento que marcou pra sempre a história da humanidade.

Desta forma, temos o orgulho de tê-los em nossa exposição e nos prestigiar com sua presença.











PROGRAMAÇÃO

DIA: 09 de novembro de 2009

18h30min. - Recepção aos convidados pelos alunos do 3º ano Ensino Médio.

19h.- Abertura

Palavra dos Professores responsáveis.

Palavra do Núcleo Gestor.

19h 30min.- Palestra com o tema Segunda Guerra Mundial. (Convidado(a)).

20h.- Apresentação de trabalhos pelos alunos em equipes, por turma e turno.

20h50mint.- Exposição no Centro de Multimeios.

21h30min. - Encerramento das atividades.

DE 10 a 13 DE NOVEMBRO/2009

Exibição de Filme

(Turmas: Manhã/ Tarde e Noite)

Auditório do Polivalente

A QUEDA Ultimas horas de Hitler

Círculo de Fogo – A Batalha de Starlingrado

Exibição de Documentários

(Turmas: Manhã/ Tarde e Noite)

Auditório do Polivalente

Discovery Channel – Hiroshima e Nagasaki

Exibição de Documentários

(Turmas: Manhã/ Tarde e Noite)

Auditório do Polivalente

A Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial: uma história

para ser contada e relembrada para sempre.


HISTÓRIA

A Segunda guerra mundial pode ser entendida a partir das relações internacionais, do imperialismo, do crescimento do nacionalismo e do desenvolvimento da indústria bélica; com a crise mundial de 1929,e os regimes totalitários. Na Alemanha, o III Reich passa a desrespeitar o Tratado de Versalhes , reorganizando as Forças Armadas e ao desenvolvimento da produção de armamentos. Iniciava-se então a política de expansão territorial – proclamando a necessidade do espaço vital e que toda a raça germânica era considerada a superior. A expansão alemã iniciou-se em 1938 com o Anschluss, ou seja, a união da Áustria e da Alemanha. Em seguida foi anexada a região dos Sudetos (Tchecoslováquia),pela Conferência de Munique ( Alemanha, Itália, França e Inglaterra). Em 1939 a Alemanha realiza um acordo com Itália e Japão – surgindo assim o EIXO ( Roma, Berlim, Tóquio). Já o governo fascista da Itália conquistou a Abissínia (Etiópia) e a Albânia.No extremo oriente, o Japão anexava a Manchúria e outras regiões da China.

As consequências da guerra - A Segunda Guerra provocou um desenvolvimento da indústria bélica e um grande número de mortes: a União Soviética teve 20 milhões de mortos; 6 milhões de alemães; 1,2 milhões de mortos japoneses; e o extermínio de judeus, nos campos de concentração chegou a cerca de 7 milhões de vítimas. A Conferência do Cairo- Realizada ainda durante a guerra (1943) que discutiram o mapa da Ásia – alterado pelo Japão. Conferência de Teerã- Dezembro de 1943, Selaram a decisão do Dia D , Conferência de Ialta, divisão da Alemanha e dividiram a Coréia em zonas de influência, Conferência de Potsdam, Efetivou a divisão da Alemanha em zonas de influência, a criação de um tribunal para julgar os crimes nazistas (Tribunal de Nuremberg). Outras conseqüências:
A criação da ONU; O Plano Marshall, plano de ajuda econômica dos EUA para recuperar a economia européia. A nação que quisesse receber a ajuda deveria combater- internamente-o avanço das idéias comunistas;A Guerra Fria, um conflito ideológico entre o capitalismo- sob a liderança dos EUA – e o comunismo, liderado pela União
Soviética.

Resumo- Prof. Edivan Moreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLIVALENTE UMA ESCOLA DIFERENTE

AQUI VOCÊ ENCONTRA VALORES QUE SIGNIFICAM CIDADANIA E IGUALDADE COM RESPEITO AS DIFERENÇAS. Esta educação cuja meta é valorizar o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, agregada ao fato de fortalecer cada vez mais a democracia no processo pedagógico, encontra no projeto de Gestão Democrática da Escola, uma oportunidade real de transformar a escola em um espaço público onde diversas pessoas têm a possibilidade de articular suas idéias, estabelecer diálogo e considerar diferentes pontos de vista

PROJETO AFRO-DESCENDÊNCIA - LEI 10639/2003

TURMAS DE ALUNOS DESTAQUES

ESCOLA POLIVALENTE

Minha foto
CRATO, CEARÁ, Brazil
UMA ESCOLA DIFERENTE E DE INCLUSÃO