terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA



USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA
COMUNCAÇÃO APLICADAS AO ENSINO APRENDIZAGEM
Prof. Edivan Moreira – Relato de Experiências Exitosas.

Diante do contexto de transformações, que influenciaram todos os campos do conhecimento humano, seja na educação, cultura, política, economia, entre outros, o ensino aprendizagem e as políticas educacionais, buscaram se adaptar as diferentes situações através de reformas curriculares na Educação Básica para inserção das TIC’s neste novo contexto da educação.

O desenvolvimento e o avanço tecnológico, bem como o aparecimento de modernos meios de telecomunicações, estão reconfigurando as atuais formas de espaço e tempo, levando-nos a constantes e rápidas transformações nas forma de representação sobre nós mesmos, sobre as formas de trabalho e sobre a maneira como se concebem e constroem as qualificações docentes. Estas mudanças, por sua vez, interferem e modificam o modo como se ensina e processa o desenvolvimento cognitivo do educando.

Nesta perspectiva, o educador inserido nessa realidade permeada pelas transformações tecnológicas e interdisciplinares, vem exercendo um papel fundamental no processo de aquisição do conhecimento, desenvolvendo formas de mediação, onde trata das relações entre professor e aluno, escola, comunidade, mídia, e seu uso e inclusão das TIC’s no contexto social.

A partir desse contexto, permeado pelos avanços tecnológicos, a Lei nº 9.394/96 que institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, incorporou à Educação, as novas TIC’s a qual trata das questões explícitas e implícitas sobre tecnologia, com o domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna; o incentivo ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia integradas ás diferentes formas de educação e ao trabalho docente.

Desta forma, as Instituições de Ensino, também, tiveram que se adaptar a LDB/96 e passaram a desenvolver projetos didáticos-pedagógicos que envolvessem o uso e a discussão reflexiva das TIC’s no ambiente educacional. A inserção das TIC’s na Educação Básica, em especial na EEFM Polivalente Gov. Adauto Bezerra veio possibilitar uma série de transformações significativas nas mais diversas áreas do conhecimento, desde a implantação dos Laboratórios de Informática, Ciências Físicas e Biológicas proporcionando de forma satisfatória o rendimento escolar que tem agido como ferramenta que auxilia no processo ensino aprendizagem; o que acabou se tornando um instrumento para ampliar e aperfeiçoar os conhecimentos nas diversas áreas em questão, desenvolvendo o pensamento, a sensorialização para está além de produção, capaz de gerar conhecimento elaborado. “Da soma entre tecnologia e conteúdos, nascem oportunidades de ensino – mas é precisso avaliar se as oportunidades são significativas e acessíveis a todos. Isso acontece, por exemplo, quando as TIC’s cooperam para enfrentar desafios atuais, como encontrar informações na internet e se localizar em um mapa virtual. A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje” (Nova Escola ANO XXIV.Nº 223 junho/julho 2009).

Diante de várias possibilidades, deparamo-nos com sentimentos de avanços ou de impotência quanto usar essa tecnologia em sala de aula, ou como utilizar esses novos recursos de forma satisfatória que realmente deem resultados. Nesse sentido, blogs, fotologs, podcasts, bokface, e-mails, twiter, bate-papos, teleconferências, links, (WEBquests), para nós docentes essas ferramentas digitais ainda são algo estranho á nossa prática pedagógica, mas não para nossos alunos que já são desta nova geração. Daí nossas angústias e questionamentos quanto ao uso destas TIC’s:
]Que transformações provocam os meios de comunicação integradas aos computadores?
]Quais os impactos das tecnologias sobre os modos de aprender e ensinar?
]Qual o papel do educador ante as tecnologias?
]Como usar o computador nas atividades escolares e na didática pedagógica? E na vida cotidiana?
]Por que comunicar-se via internet? E criar blogs, publicar conteúdos?
]Como aprender a usá-los e a fazê-los? O que muda?
]Estou preparado para ensinar as novas gerações?
]Webquest – o que é isso? Como posso utilizá-los?

A organização dos conteúdos e finalidades bem definidos, pedem uma abordagem com as tecnologias necessárias á aprendizagem, com planejamentos, estratégias, metas e experiências são fundamentais na prática pedagógica. Antes de iniciar a atividade em sala de aula, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula. Antes de utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem sucedidas. No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas. Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de textos, correio eletrônico e mecanismos de busca faz parte do cardápio mínimo.

OPORTUNIDADES DE ENSINO:

Pesquisar conteúdos e documentos históricos, produzir relatos e exposições, intercâmbio de conhecimentos, simular experimentos complexos, trocar e-mails, criar blogs, comunicar-se oralmente via web, discutir as vantagens e desvantagens quanto ao uso da internet. Usar as ferramentas da web em todas as disciplinas de forma interativa e interdisciplinar.

Acreditamos que a inserção das TIC’s deve ser priorizada em todas as áreas do conhecimento, na formação profissional do docente, não apenas em um único campo, mas é fundamental, na realidade em que vivemos, dominar os recursos tecnológicos e saber refletir sobre suas vantagens e desvantagens. Isto pode ser verificado principalmente no uso pedagógico das TIC’s, quando da promoção e interação entre professores e alunos, intercâmbio de informações e experiências, agindo como uma janela para o mundo, permitindo que o educando conquiste outros espaços. Temos verificado de forma satisfatória que o envolvimento das TIC’s tem provocado uma descentralização da comunicação em sala de aula. Nessa nova conjuntura, a EEFM Polivalente Gov. Adauto Bezerra, percebeu a necessidade de ampliar seus recursos tecnológicos para que a Escola não fique em desvantagem em ralação a esses recursos. Para tanto, novos equipamentos são necessários para dinamizar e maximizar o processo ensino aprendizagem e a didática pedagógica dos centes.

Portanto, um dos principais objetivos da Educação Básica deverá ser preparar o educando para interagir com este outro mundo (digital) e fornecer subsídios para que ele possa ter autonomia diante das tecnologias. Desta forma, não se pode pensar que a introdução de novas linguagens comunicacionais e tecnológicas possam ocorrer sem profundas mudanças nos modos de ensino e na própria concepção de escola e organização dos sistemas educativos, gerando profundas mudanças na cultura do ensino aprendizagem, enquanto processo social.

Considerando o desenvolvimento do ensino aprendizagem e inserção da novas TIC’s como recursos didáticos a serem utilizados pelos professores e alunos para enriquecer o processo de ensino, é que nos preocupamos em ter uma escola acessível e equipada, acompanhando as novas tendências educacionais e a evolução tecnológica, “pois a condução do processo de ensino requer uma compreensão clara e segura do processo de aprendizagem: em que consiste, como as pessoas aprendem, quais as condições externas e internas que o influenciam.” (LIBÂNIO – 1998,p.81).

A aprendizagem humana é um processo de construção que se realiza no confronto sócio-histórico e não se limita apenas ao uso de tecnologias, mas no desenvolvimento crítico do sujeito nas suas mais diversas e múltiplas formas de aprender e ensinar.
Assim, em conformidade com a perspectiva construtivista da didática e aprendizagem é possível então construir conhecimentos a partir dos saberes e do que somos capazes de fazer, criar e recriar um ambiente sociável, utilizando as TIC’s como ferramentas dinamizadores da prática pedagógica do processo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLIVALENTE UMA ESCOLA DIFERENTE

AQUI VOCÊ ENCONTRA VALORES QUE SIGNIFICAM CIDADANIA E IGUALDADE COM RESPEITO AS DIFERENÇAS. Esta educação cuja meta é valorizar o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, agregada ao fato de fortalecer cada vez mais a democracia no processo pedagógico, encontra no projeto de Gestão Democrática da Escola, uma oportunidade real de transformar a escola em um espaço público onde diversas pessoas têm a possibilidade de articular suas idéias, estabelecer diálogo e considerar diferentes pontos de vista

PROJETO AFRO-DESCENDÊNCIA - LEI 10639/2003

TURMAS DE ALUNOS DESTAQUES

ESCOLA POLIVALENTE

Minha foto
CRATO, CEARÁ, Brazil
UMA ESCOLA DIFERENTE E DE INCLUSÃO